BURROUGHS MODEL B

coleção Palladino
palladino@palladino.com.br

                                                                       

                                                                       

                                                                       

                                                                    


modelo: BURROUGHS MODELO B
nº de série: B 208.993
fabricação: 1960
unidades produzidas: ?
peso: 12 kg
fabricado: EUA

 

Burroughs Added Machine Company, 6071 Second Av., Detroit, Michigan, EUA

Em 1886, a American Arithmometer Company foi fundada em St. Louis para fabricar a máquina de lista de adição mecânica inventada por William Seward Burroughs. Essas máquinas de precisão tiveram muito sucesso e, em 1904, a empresa mudou-se para instalações maiores em Detroit. No ano seguinte, o nome foi alterado para Burroughs Added Machine Company.
Outras fábricas incluem as de Nottingham, Inglaterra (1898); Strathleven, Escócia (1953); e Villiers-Ecalles, Normandia, França (1959).

As primeiras calculadoras mecânicas Burroughs eram grandes máquinas caracterizadas por terem painéis de vidro nas laterais para que o mecanismo pudesse ser visto. Isso se tornou moda nas máquinas de outras empresas da época. Houve um desenvolvimento constante nas calculadoras mecânicas até a década de 1960, quando Burroughs se converteu em calculadoras eletrônicas de mesa. Eles tinham um acordo para vender na Europa calculadoras eletrônicas feitas pela Sharp no Japão, mas também decidiram fazer suas próprias calculadoras eletrônicas de mesa em sua fábrica na França.

A empresa estava fortemente envolvida com máquinas de contabilidade, teve envolvimento precoce com equipamentos de computação e as calculadoras parecem ter sido retiradas de suas linhas de produtos em meados da década de 1970. Ela apenas fabricava máquinas eletrônicas de mesa e nenhuma calculadora portátil.

Em 1986, a Burroughs Corporation e a Sperry Corporation se fundiram para formar a Unisys Corporation.

0