OLIVETTI SUMMA PRIMA 20

coleção Palladino
palladino@palladino.com.br

                                                                      

                                                                      

 

modelo: OLIVETTI SUMMA PRIMA 20
nº de série: (991) 61647
fabricação: 1960
unidades produzidas: ?
peso: 3,83 kg
fabricado: BRASIL

 

CALCULADORA OLIVETTI SUMMA PRIMA 20

Empresa: Ing. C. Olivetti & Co., SpA.
Ano: Década de 70

Olivetti
Ing. C. Olivetti & Co., SpA., conhecida simplesmente como Olivetti, é uma empresa italiana, fabricante de computadores, impressoras e outros equipamentos empresariais. Foi fundada em 1908, na cidadade de Ivrea, na província de Turim, região do Piemonte.
A empresa é atualmente de propriedade da Telecom Italia. No passado também era uma das empresas italianas mais importantes no mundo, especialmente no campo das máquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis.
Hoje em dia a companhia opera na Itália e Suíça, e tem associados de revenda em 83 países. A pesquisa e o desenvolvimento são feitos em Agliè, Arnad, Carsoli e Scarmagno, na Itália, e em Yverdon, na Suíça.
Recentemente a companhia voltou a comercializar uma linha de faxes, scanners e impressoras para escritórios.
Calculadora
Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Este tipo é considerado distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, no sentido de que a calculadora é um dispositivo voltado para um fim específico e que não pode ser qualificada como uma Máquina de Turing.
Embora muitas calculadoras modernas incorporem com frequência um computador genérico, o dispositivo como um todo foi projectado para facilitar a realização de operações específicas, e não visando flexibilidade de tarefas. Também, calculadoras modernas são muito mais portáteis do que a maioria dos outros dispositivos chamados computadores, embora muitos PDAs sejam compatíveis em tamanho com calculadoras portáteis.

Características do produto
• Calculadora manual
• Utiliza bobina de papel

Summa Prima 20 (1960)

A Olivetti Summa Prima 20 é uma calculadora de soma mecânica acionada por alavanca, originalmente projetada por Marcello Nizzoli em 1949, mas distribuída em 1960. Imprima as respostas em um pequeno rolo de papel usando tinta preta para adicionar e tinta vermelha para subtrair. Permite as funções de adição e subtração, multiplicação por adição contínua, subtotal e total.

Um modelo antigo Prima 20 para moeda decimal, com tampas de tecla quadradas e uma moldura de plástico branco ao redor do joystick de função. A base roxa da folha de metal foi substituída por uma bandeja de plástico cinza escuro.

0