Original Odhner 139

coleção Palladino
palladino@palladino.com.br

                                                                        

                                                                        

                                                                                                           

 

MANUAL


modelo: ODHNER 139
nº de série: 754.352
fabricação: 1951
unidades produzidas: 6.079
peso: 6KG
fabricado: SUECIA

Os “Aritmômetros” da WTOdhner foram construídos em São Petersburgo, na Rússia a partir de 1874, e sob licença na Alemanha (como Brunsviga) a partir de 1892. O nome “Original-Odhner” foi usado pela primeira vez por volta de 1907. Após a revolução russa em 1917 Original- Odhner foi restabelecido em Göteborg (Gotemburgo) na Suécia. A nova empresa construiu uma linha de calculadoras cata-vento de muito sucesso que aderiu ao design tradicional. A produção de máquinas estilo Odhner também continuou na Rússia Soviética sob várias empresas estatais.

Em 1942, a Original-Odhner tornou-se parte da Atvidaberg Industries, uma empresa sueca de equipamentos de escritório que também produzia a linha de calculadoras Facit . Parece provável que houve uma conexão anterior entre as duas empresas, já que a máquina Odhner Modelo 7 também foi vendida como Facit Modelo S a partir de 1935.

Em 1932, Odhner introduziu uma máquina de somar e listar dez teclas, inicialmente com um teclado de duas linhas e mais tarde com o agora familiar teclado numérico. Durante os anos 1950 e 60, algumas versões das calculadoras de impressão foram vendidas sob as marcas Odhner e Facit.

Em 1966, Atvidaberg absorveu a empresa sueca Addo e sua linha de calculadoras de impressão e cataventos. As máquinas Odhner de último modelo também foram vendidas sob a marca Addo, até o fim da produção no início dos anos 1970.

A foto abaixo mostra uma remessa de máquinas Odhner para Buenos Aires sendo carregada no porto de Gotemburgo, por volta de 1950.

0