modelo: SOLO HANDY
ano: 1960
nº série: –
unidades produzidas: ?
peso: 0,335 kg
medidas LxAxP: 13 x 10 x 10 cm
país: JAPÃO
Máquina de somar Solo Handy
A máquina de somar Solo japonesa é outro projeto que não possui registro separado. A máquina é operada diretamente pela pressão do dedo sobre os discos dentados, com o resultado aparecendo em uma fileira de janelas no centro dos botões de ajuste (na posição número 5). Os mostradores voltam a zero pela alavanca do lado direito.
Para a subtração, as escalas de configuração são marcadas em vermelho com dezenas de complementos (ou seja, 9 a 1, em vez do usual 8 a 0) e os mostradores são girados para trás. O mecanismo de transporte de dezenas sem assistência opera em ambas as direções.
As máquinas Solo totalmente de plástico são muito bem feitas, mas não se destinam a ser desmontadas. A tampa está colada na base da máquina e não pode ser removida sem danos. As máquinas Solo são geralmente verdes, mas versões posteriores também estavam disponíveis em vermelho. Apenas a tampa superior era vermelha – a base e a caixa ainda eram verdes, e a folha de instruções ainda se referia a números vermelhos para subtração. Solo com caixa original. Solo em vermelho. Folha de instruções de solo.
contato: calculadoras@palladino.com.br
São Paulo – SP